quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Exemplo de Backtest: Renko + HiLo (PETR4) - Parte 2

No exemplo anterior o setup "Renko + HiLo (PETR4)", que opera apenas na posição comprada, apresentou recentemente uma sequência de operações negativas, conforme gráfico abaixo:





Esta sequência de trades negativos diminuiu o desempenho geral do setup, assim como o seu percentual de acerto, que em 17/11/2016 era de 46%. Note que 8 dos trades negativos estão em uma visível tendência de baixa, formada por topos e fundos descendentes, ou seja, cada topo e fundo nesta sequência do gráfico é menor que o anterior.



É possível incluir uma regra no setup de compra (entrada) que filtra situações como esta, ou seja, quando o topo anterior for descendente. Para isso siga as instruções abaixo:





O indicador Cotação permite acessar os topos e fundos no gráfico. Neste caso quando a "Direção" do "Topo anterior" é igual a 1 significa que o topo é ascendente, ou seja, maior que o anterior. Quando a "Direção" é igual a -1 significa que é descendente.

Após incluir esta regra no setup de compra o desempenho do backtest melhora consideravelmente, assim como o percentual de acerto (trades positivos), que agora passou a ser de 60%.



OBS.: este artigo de análise técnica tem objetivo educacional e não representa sugestão de compra ou venda de ativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário