quarta-feira, 3 de junho de 2015

Range Bar

Range Bar é um tipo de gráfico criado pelo trader brasileiro Vicente Nicolellis nos anos 90, o qual considera apenas o preço, ignorando o tempo. Este tipo de gráfico é exibido em forma de barras que representam o movimento do preço em determinado range (faixa). O critério de cor é o mesmo utilizado no gráfico convencional de barras.



O Range Bar é muito parecido com o Renko. Cada barra no gráfico, com exceção da última, tem sempre o mesmo range de preço entre a máxima e a mínima. No exemplo acima temos um gráfico do IBOV onde o range (faixa) de preço foi configurado em 1500 pontos. Isso significa que a variação de preço entre a máxima e a mínima de cada barra é de 1500 pontos. Quando o preço ultrapassa esse range configurado de 1500 pontos então uma nova barra se forma no gráfico. O valor do preço que rompeu a faixa é sempre o preço de abertura da próxima barra no gráfico, assim como o preço de fechamento da barra anterior é sempre igual ao preço de abertura da barra seguinte. Esta é a diferença básica entre o Renko e o Range Bar, ou seja, os tijolos em um gráfico do tipo Renko ficam um em cima ou abaixo do outro, enquanto no Range Bar as barras podem se sobrepor na vertical.

Tipo do Range

O tipo do range pode ser fixo ou variável. A opção "ATR" especifica um range variável para o preço, determinado pelo ATR (Average True Range). Por padrão o tipo do range utiliza o ATR de 14 períodos. Isso significa que o resultado do ATR irá determinar o tamanho (range) de cada barra no gráfico.



É importante saber que assim como o Renko o Range Bar utiliza o histórico de cotações do período atualmente selecionado no gráfico. No exemplo acima o período do gráfico é o Diário e isso significa que o Range Bar vai utilizar este histórico de cotações como sua base de cálculo. Neste caso o valor de fechamento de cada dia vai representar a movimentação de preço através do range de 1500 pontos que foi configurado. Se você utilizar outro histórico de cotações, como por exemplo de 1 minuto, então o gráfico Range Bar será completamente diferente do gráfico Range Bar no Diário. Para ter um gráfico 100% livre do tempo, usando apenas o preço dos negócios como fonte de dados é necessário utilizar a opção "Ticks". Para saber mais consulte:

Gráficos de Ticks

O gráfico do tipo Range Candle é idêntico ao Range Bar, mas ao invés de barras utiliza candles em sua exibição.

6 comentários:

  1. estou utilizando a versão 3.0.44 e o Range Bar não consta, porque?

    ResponderExcluir
  2. Por que o range Bar é uma novidade que estará disponível na versão 3.0.45.

    Para saber o que está disponível em cada nova versão da plataforma consulte: http://investcharts.com/novidades.html

    ResponderExcluir
  3. Parabéns por mais esta inserção na plataforma. O range candle retira o emocional do trader. Vou ser cliente por muito tempo.

    ResponderExcluir
  4. Ednaldo, para um gráfico de 15 minutos no dólar que parâmetros no Range Candle você acha que representariam melhor a tendência ? Obrigado e parabéns pela plataforma !

    ResponderExcluir
  5. Gráficos do tipo Range Bar/Candle e Renko dependem muito da configuração que você utiliza no tamanho do range/box.

    Para ter uma idéia de qual seria o tamanho adequado do range para o gráfico eu costumo utilizar o ATR de 14 períodos. Esta configuração determina automaticamente o tamanho do range utilizando como base o resultado deste indicador (ATR). Quando você configura o gráfico com esta opção aparece no título do Range Bar/Candle, entre parentesis, o tamanho do range que foi utilizado para a construção do gráfico, logo depois de "ATR 14:".

    No caso do DOLFUT usando como fonte de dados os 15 minutos, o range calculado pelo ATR está em torno de 10,0. Com base nesta informação voce pode configurar a opção "Fixo" com este valor.

    É importante destacar quanto maior o tamanho do range melhor fica a visualização da tendência no gráfico. Experimente fazer um teste comparando o gráfico com este range de 10,0 com ranges menores: 5,0 ou 1,0 por exemplo. Para facilitar ainda mais voce pode inserir neste gráfico indicadores como HiLo Activator, que é um seguidor de tendência. A configuração de 10 períodos neste gráfico com um range de 10,0 fica bem interessante...

    ResponderExcluir
  6. Sensacional Ednaldo! Já uso HILO e vou fazer testes com os valores fixos no range tentando indicar melhores tendências. Muito obrigado!

    ResponderExcluir