quarta-feira, 7 de maio de 2014

Setups: Trend Following

O indicador Trend Following tem por objetivo informar se um outro indicador, como por exemplo MACD, Trix, HiLo, dentre outros, está em tendência de Alta ou Baixa em um determinado tempo gráfico (Diário, Semanal, Mensal, etc.). Desta forma é possível, por exemplo, acompanhar a tendência do MACD no período Mensal de dentro de um gráfico Diário, através de uma fita exibida abaixo dos candles (Preço):



Note que no exemplo acima o MACD está em tendência de alta (cor verde) desde o início de ABR/2014.

O resultado do Indicador Trend Following é semelhante a série de valores "Trend" disponível nos indicadores HiLo e Stop ATR, da seguinte forma:

1 = Tendência de Alta
0 = Tendência de Baixa

Desta forma para saber se a tendência no indicador Trend Following é de alta em um determinado candle do gráfico, especificado por sua posição (ref.), basta compará-lo com o "Valor Fixo" 1 (um), enquanto o "Valor Fixo" 0 (zero) significa tendência de baixa.

No exemplo a seguir verificamos se o Trend Following para o MACD Mensal está em tendência de alta no candle anterior (posição ref. 1) do gráfico diário:



Note que ao selecionar o "MACD" como "Tipo" do indicador, os campos "Período curto", "Período longo" e "Média" aparecem logo abaixo, pois estes parâmetros são específicos deste indicador (MACD).



Ao selecionar outro "Tipo" de indicador, como por exemplo "Trix", os parametros mudam novamente.



Para detectar a mudança de tendência em um setup (alta para baixa ou baixa para alta), siga as mesmas instruções do artigo: Setups: HiLo e Stop ATR (tópico Mudança de Tendência).

Nenhum comentário:

Postar um comentário