terça-feira, 6 de maio de 2014

Setups: Primeiros Passos

Os Setups, assim como os Alarmes, possuem um conjunto de regras e um critério de avaliação. O objetivo dos setups é facilitar a criação de alarmes da seguinte forma: ao invés de inserir/configurar um conjunto de regras durante a criação de um alarme é mais prático selecionar um setup, o qual já tenha sido criado e testado previamente.

Para acessar a tela de configuração de Setups clique no botão "Setups" da janela de "Alarmes".



Na tela de configuração de setups, a qual inicialmente está vazia, ou seja, sem nenhum setup criado/configurado, é possível inserir, remover, alterar e copiar setups.



Para inserir um novo setup clique no botão "Inserir", em seguida informe o nome do setup, o critério de avaliação e o conjunto de regras.



A plataforma já vem com uma série de setups pré-configurados, os quais servem de modelo/referencia para a criação de novos setups. Para importar um setup pré-configurado, clique no botão "Modelos" e em seguida selecione o setup pré-configurado desejado e por último clique no botão "OK".





Note que ao importar um setup pré-configurado (modelo), a tela de inclusão de setup é preenchida com as configurações do modelo selecionado.



Neste momento você pode mudar o nome do setup importado, alterar ou inserir novas regras de acordo com a sua necessidade.

Para saber como configurar corretamente uma regra consulte o artigo: Alarmes: primeiros passos (tópico "Criando uma Regra").

Testando um Setup:

Para testar um setup, ou seja, verificar se as regras configuradas representam um determinado padrão observado no gráfico, o qual se deseja interceptar, utilize o localizador de ativos. Por exemplo: o setup que acabamos de importar acima, "Cruzamento de Médias Móveis 5 e 21 (Alta)", é composto por 2 regras, as quais verificam se a média móvel de 5 cruza a média móvel de 21 de baixo para cima no gráfico diário. Para verificarmos se este setup está correto, ou seja, se ele localiza ativos com este padrão no gráfico diário basta executar uma localização de ativos, utilizando este setup como critério de busca:



Note que o sistema localizou 3 ativos no portfólio selecionado, os quais atendem as regras do setup.



No gráfico do primeiro ativo localizado podemos verificar que as médias móveis 5 e 21 já vem automaticamente configuradas, em função das regras do setup, e as mesmas se cruzam entre os 2 últimos candles, posições (ref.) 0 e 1. Conforme especificado no setup a média móvel de 5 cruza de baixo para cima a média móvel de 21.

Durante o teste de um novo setup é muito comum o gráfico do ativo localizado ser diferente daquilo que se espera, ou seja, o que foi configurado nas regras. Quando isto acontece é necessário revisar a configuração da(s) regra(s). Para facilitar este processo é sempre recomendável construir o setup regra a regra, ou seja, a cada nova regra incluída no setup execute uma localização e verifique se o gráfico dos ativos localizados está de acordo com a regra configurada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário