quarta-feira, 7 de maio de 2014

Setups: HiLo e Stop ATR

Os indicadores HiLo Activator e Stop ATR possuem uma série de valores chamada "Trend", a qual pode ser acessada/selecionada através do campo "Item (série)" da janela de configuração de regras. Esta série tem por objetivo informar a tendência do ativo em cada candle do gráfico: alta ou baixa.



No gráfico uma tendência de alta no HiLo Activator ou Stop ATR é definida por uma "escada" ascendente que fica abaixo dos candles, enquanto uma tendência de baixa é definida por uma "escada" descendente acima dos candles.



Para saber se a tendência em um determinado candle do gráfico, especificado por sua posição (ref.), é de alta ou de baixa, basta comparar a série de valores "Trend" com os "Valores Fixos" 1 (um) ou 0 (zero) respectivamente, ou seja, Trend = 1 significa tendência de alta, enquanto Trend = 0 significa tendência de baixa.

No exemplo de configuração de regra a seguir estamos verificando se o penúltimo candle do gráfico diário, posição (ref.) 1, tem tendência de alta:



Para saber se a tendência é de baixa basta mudar o "Valor Fixo" para 0 (zero):



Mundança de Tendência:

Para identificarmos, por exemplo, uma mudança na tendência de Baixa para Alta nos 2 últimos candles "fechados" do gráfico, precisamos criar um setup com as seguintes regras:



Como o setup está analisando apenas candles "fechados" então a posição (ref.) 0, referente ao candle atual, foi descartada, ou seja, o setup está considerando o penúltimo (posição 1) e antepenúltimo candle (posição 2). Na primeira regra é verificado se a tendência no antepenúltimo candle é igual a 0, ou seja, tendência de baixa. Na segunda regra é verificado se a tendência no candle seguinte, o penúltimo, é igual a 1, ou seja, tendência de alta.

No exemplo abaixo temos o gráfico de um ativo localizado por este setup de mudança de tendência (Baixa para Alta) no HiLo:



Para inverter o setup, ou seja, de Alta para Baixa é necessário trocar a configuração das regras da seguinte forma:



Note que agora a verificação da tendência de alta ocorre no antepenultimo candle (posição ref. [2]), enquanto a verificação de tendência de baixa ocorre no penúltimo (posição ref. [1]).

Nenhum comentário:

Postar um comentário