sexta-feira, 9 de maio de 2014

Setups: Heikin-Ashi

O Heikin-Ashi é muito útil para se detectar de uma forma mais clara a tendência no gráfico (alta ou baixa), pois serve como um filtro para a volatilidade do ativo. Para saber mais sobre o Heikin-Ashi, inclusive como ele é calculado, consulte o artigo:

Heikin-Ashi: identificando a tendência no gráfico

No exemplo abaixo temos um Heikin-Ashi Suavizado com uma MME 8, mostrando os movimentos de alta e baixa no gráfico diário do IBOV:



Note que neste tipo de gráfico geralmente a mudança de cor no candle, vermelho para verde ou verde para vermelho, significa uma mudança na tendência, respectivamente, baixa para alta e alta para baixa.

Para detectarmos este tipo de evento em um setup podemos utilizar a seguinte configuração:



O exemplo acima detecta a mudança na cor do candle Heikin-Ashi Suavizado, de vermelho para verde, ou seja, uma possível mudança na tendência, de baixa para alta. Note que o setup verifica os 2 últimos candles fechados, ou seja, descarta o candle atual (posição ref. 0), último a direita do gráfico.

Na primeira regra é verificado se a cor do antepenultimo candle (posição ref. 2) é vermelha. Para que a cor do candle seja vermelha o preço de fechamento deve ser menor "<" que o preço de abertura, identificado pela expressão "[Abe]" nas regras acima.



Na segunda regra é verificado se o penúltimo candle (posição ref. 1) é verde. Para que a cor do candle seja verde o preço de fechamento deve ser maior ">" que o preço de abertura.



O gráfico abaixo é um exemplo de ativo localizado por este setup:



Para verificarmos o contrário, ou seja, a mudança na cor do candle Heikin-Ashi Suavizado de verde para vermelho, sinalizando uma possível mudança de tendência, de alta para baixa, utilizamos a seguinte configuração:



Note que foi necessário mudar apenas o critério de comparação em relação ao exemplo anterior. Porém agora este exemplo utiliza outro tempo gráfico: 60 minutos, identificado pelo "(60)" no final da expressão de cada regra.

O gráfico abaixo é um exemplo de ativo localizado por este outro setup:



Um comentário: