quarta-feira, 7 de maio de 2014

Setups: Bandas de Bollinger

Alguns indicadores como Bandas de Bollinger, Canais de Keltner, Canais Donchian e Envelope de Médias possuem uma série de valores (Linha superior, Linha central e Linha inferior), os quais podem ser acessados/selecionados através do campo Item (série) da janela de configuração de regras:



Estas séries de valores representam as linhas que são traçadas no gráfico quando este tipo de indicador é incluído:



Para verificarmos, por exemplo, se o preço atual do ativo (posição 0) no gráfico diário é maior que a linha superior da Banda de Bollinger basta utilizar a seguinte configuração de regra:



Note que esta regra, depois de inserida no setup, forma a seguinte expressão: Preço > Bollinger (21,2) [Sup] (D), onde "Preço" é o preço atual do ativo no gráfico (opção Fechamento), ">" é a condição selecionada e "Bollinger" é o indicador que queremos comparar com o preço. Os valores "(21,2)" representam os parâmetros de configuração do indicador, ou seja, 21 períodos e desvio padrão igual a 2. O "[Sup]" informa que a série de valores que será utilizada é a linha superior da Banda de Bollinger e "(D)" significa que o gráfico utilizado (histórico de cotações) será o diário.



Um setup muito conhecido, o qual utiliza a Banda de Bollinger, é o FFFD, da sigla Fechou Fora Fechou Dentro. Na plataforma existem 2 exemplos deste setup: 1 para operações de compra e outro para operações de venda. Este setup basicamente verifica se o preço fechou fora da banda de bollinger em um candle do gráfico e no candle seguinte voltou a fechar dentro da banda. Se o fechamento ocorreu fora da banda e abaixo da linha inferior, então a operação é de compra, enquanto um fechamento fora da banda e acima da linha superior sinaliza uma operação de venda.



No exemplo acima temos o setup "FFFD Sinalizando Compra", o qual é composto por 2 regras. Note que o candle atual (posição ref. 0) não é utilizado no setup. Isso significa que este exemplo de setup trabalha apenas com candles fechados, no caso o penúltimo (posição ref. 1) e o antepenúltimo (posição ref. 2). Um candle fechado é aquele que não pode mais ser alterado em função da negociação atual do ativo. Ao utilizar o candle atual corre-se o risco da configuração original do setup mudar até o fechamento definitivo do candle. Em gráficos intraday isso pode significar vários alarmes falsos até o fechamento do candle.

Na primeira regra do setup Preço[2] < Bollinger (20,2) [Inf][2] (D) está sendo verificado se o Preço no antepenúltimo candle do gráfico diário (posição ref. 2 -> [2]) é menor que a Linha inferior da Banda de Bollinger nesta mesma posição (a [2]), ou seja, se o preço Fechou Fora da banda inferior.



Na segunda regra do setup Preço[1] > Bollinger (20,2) [Inf][1] (D) está sendo verificado se o Preço no penúltimo candle do gráfico diário (posição ref. 1 -> [1]) é maior que a Linha inferior da Banda de Bollinger nesta mesma posição (a [1]), ou seja, se o preço Fechou Dentro da banda.



No exemplo abaixo temos o gráfico de um ativo localizado por este setup:



Nenhum comentário:

Postar um comentário