domingo, 4 de maio de 2014

Heikin-Ashi: identificando a tendencia no gráfico

Heikin-Ashi é um tipo de gráfico semelhante ao Candlestick, mas que utiliza valores diferentes de Abertura (Open), Máximo (High), Mínimo (Low) e Fechamento (Close), também conhecidos como (OHLC), da seguinte forma:

Close = (Open + High + Low + Close) / 4
Open = (Open[Prev] + Close[Prev]) / 2
High = Max(High,Open,Close)
Low = Min(Low,Open,Close)

O Heikin-Ashi é muito utilizado para identificar a tendência do ativo de forma mais fácil, principalmente quando a volatilidade é muito alta. Com o Heikin-Ashi geralmente uma sequencia de candles verdes representa uma tendência de alta enquanto uma sequencia de candles vermelhos representa uma tendência de baixa.

É importante saber que o Heikin-Ashi altera os valores reais do preço do ativo e por este motivo é recomendável utilizá-lo em conjunto com o gráfico de candlestick, de forma que se tenha a informação do preço real do ativo.





Também é possível aplicar uma suavização ao Heikin-Ashi, através de uma média móvel sobre os valores (OHLC), de forma a deixar ainda mais clara a tendência do ativo no gráfico.





Note que com a suavização alguns candles verdes na tendência de baixa do gráfico inicial deixam de existir, tornando-se todos vermelhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário