segunda-feira, 5 de maio de 2014

Alarmes: Primeiros Passos

O Módulo de Alarmes, Setups e Localizador de Ativos (Scanner) está disponível através do menu "Janelas", que fica no canto superior direito da tela da plataforma, mas somente para assinantes "Tempo Real":



Na janela de alarmes existem 3 abas: "Em execução", "Disparados" e "Localização de ativos".



Na aba "Em execução" são exibidos todos os alarmes ativos, os quais estão sendo monitorados pelo sistema. Voce pode inserir, remover, alterar e copiar alarmes. Na lista de alarmes é possível visualizar a data que o alarme foi criado, o ativo, preço, variação (%) atual e o conjunto de regras (condições) ou setup.

O botão "Opções" permite configurar as seguintes características dos alarmes:



Sinal sonoro: tipo do sinal sonoro que será emitido quando o alarme for disparado. Você pode selecionar/testar várias opções. Também é possível configurar o número de vezes (toques) que o sinal sonoro será emitido e o intervalo, em milissegundos, entre cada toque.

Sinal visual (gráfico): esta opção faz com que um gráfico em uma nova janela (popup) seja aberto quando o alarme disparar. Neste gráfico é exibido um círculo no local onde o alarme disparou.



e-mail: permite que o aviso de disparo do alarme seja enviado por e-mail. Quando esta opção está ativada não é necessário ficar com a plataforma aberta.

Intervalo entre disparos: é o período em segundos que o sistema aguarda até que o alarme possa disparar novamente. Esta opção é muito útil, por exemplo, se você desejar que os alarmes disparem um única vez por dia. Neste caso você pode configurar o intervalo com um valor de 36000 (60 * 60 * 10), que equivale a 10 horas.

Na aba "Disparados" são exibidos os alarmes que foram disparados recentemente. Você pode visualizar o gráfico de cada alarme disparado, o qual é semelhante ao sinal visual de disparo. Também é possível limpar todo o histórico de alarmes disparados.



Na aba "Localização de ativos" é possível fazer uma varredura em um determinado conjunto de ativos (portfólio) para verificar quais atendem aos critérios de um alarme ou setup (conjunto de regras).



No exemplo acima o sistema localizou no Índice Bovespa (IBOV) quais ativos estão atualmente com o IFR acima de 70. O "(D)" no final da regra significa que a localização ocorreu no gráfico diário. O sistema localizou 19 ativos que atendem as condições do alarme cadastrado (IFR > 70), o qual foi utilizado como critério de busca. Após a localização é possível visualizar o gráfico de cada ativo, o qual vem automaticamente configurado com o(s) indicadore(s) que formam o critério de busca (regras). Também é possível salvar a lista de ativos localizados em um portfólio, o qual pode ser acessado/selecionado posteriormente na grade de cotações. O gráfico a seguir é um exemplo de um ativo localizado:



Note que o gráfico já vem configurado com o IFR Clássico de 9 períodos, o qual está acima de 70 no gráfico diário.

Inserindo um Alarme:

Para inserir um alarme clique no botão "Inserir" que fica na aba "Em execução".





Na janela "Inserir alarme" selecione o ativo desejado clicando no botão "Selecionar". Este campo já vem inicialmente preenchido com o mesmo ativo do gráfico atualmente selecionado na plataforma. É possível criar um alarme para um portfólio inteiro. Para isso mude a opção "Tipo" para "Portfólio" e depois clique no botão "Selecionar". A opção "Estado" permite ativar ou desativar um alarme. Um alarme desativado deixa de ser monitorado pelo sistema.

Em seguida configure a mensagem que você deseja receber quando o alarme for disparado. Também é possível selecionar um som (sinal sonoro) diferente/específico para cada alarme. A opção "Símbolo no gráfico" permite a visualização do alarme no gráfico assim que o mesmo é disparado. Voce pode selecionar um círculo, seta para cima ou seta para baixo. Para que nenhum símbolo seja exibido selecione a opção "Nenhum".

Depois selecione o critério de avaliação das regras: (E) ou (OU). No critério (E) todas as regras que fazem parte do alarme devem ser verdadeiras para que ocorra o disparo, enquanto no critério (OU) basta que uma única regra seja verdadeira para que o alarme dispare. O botão "Grupos" permite que sejam definidos critérios específicos para até 5 grupos de regras, ou seja, voce pode agrupar determinadas regras em um grupo de 1 a 5 e especificar qual será o critério de avaliação das regras neste grupo (E/OU). Por padrão o critério geral de avaliação das regras, assim como nos 5 grupos, é (E).



Por último insira a(s) regra(s) do alarme. Cada alarme precisa ter pelo menos uma regra. Para não ter que configurar toda vez um mesmo conjunto de regras em cada novo alarme você pode criar um "Setup" e selecioná-lo no momento da criação do alarme, através do botão "Setups".

Para concluir a criação do alarme clique no botão "OK".

Criando uma Regra:



Para criar (inserir) uma regra em um alarme, ou setup, clique no botão "Inserir". Na janela "Inserir regra" existem 3 áreas importantes: TERMO A, CONDIÇÃO e TERMO B.



Estas 3 áreas formam uma expressão, semelhante a (2 + 1 = 3), onde (2 + 1) representa o TERMO A, (=) representa a CONDIÇÃO e (3) representa o TERMO B.

O sistema avalia esta expressão formada pela regra e verifica se ela é verdadeira ou não. Note que no TERMO A da regra é possível selecionar um indicador e seus respectivos parâmetros de configuração. No TERMO B além do indicador também é possível selecionar um "Valor Fixo", ou seja, uma constante (valor único). Na CONDIÇÃO é possível selecionar as seguintes opções: Igual (=), Diferente (<>), Maior (>), Maior ou igual (>=), Menor (<) e Menor ou igual (<=).



A opção "Calcular a partir de..." permite selecionar a fonte de cálculo de um indicador. Por exemplo, se voce deseja criar um alarme utilizando o indicador HiLo em um gráfico do tipo Heikin-Ashi ao invés do preço normal então utilize esta opção e altere o preço "Normal" para "Heikin-Ashi", conforme exemplo abaixo:





Um outro exemplo de uso desta opção seria verificar se a média móvel de 7 períodos do IFR em um gráfico com Heikin-Ashi Suavizado é menor que 30. Neste caso voce seleciona inicialmente o Indicador "Media Móvel", depois na opção "Calcular a partir de..." voce seleciona o indicador IFR e depois novamente na opção "Calcular a partir de..." voce altera a preço normal para o Heikin-Ashi Suavizado, conforme exemplo abaixo:



A opção "Grupo" permite colocar a regra em um dos 5 grupos disponíveis para a avaliação dos critérios (E/OU), conforme mencionado anteriormente. Um exemplo de como utilizar esta opção seria o seguinte: imagine que voce deseja criar um alarme onde o ADX seja maior que 30 (E) o IFR seja menor que 30 (OU) o Estocástico seja menor que 20. Neste caso o critério geral do setup seria o (E) e no "Grupo 1" o critério seria o (OU). Neste caso as regras para o IFR e o Estocástico seriam colocadas no Grupo 1. A expressão desta regra seria a seguinte: ADX > 30 E (IFR < 30 OU Estocástico < 20). Deste forma as regras do "Grupo 1" serão avaliadas utilizando o critério (OU) e o resultado final será avaliado de acordo com o critério geral que é o (E).



Na parte inferior dos TERMOS A e B existem dois 2 campos muito importantes: Posição (ref.) e Ajuste.



Posição (ref.): serve para especificar qual candle/barra do gráfico deverá ser utilizado no termo. Por padrão o valor deste campo é 0 (zero), que significa candle/barra atual, ou seja, o último candle/barra do lado direito do gráfico. O valor 1 significa o próximo candle/barra no gráfico antes do atual, ou seja, o penúltimo candle/barra do gráfico. O valor 2 significa o antepenúltimo candle/barra do gráfico e assim por diante. Este campo não possui nenhuma utilidade quando o termo utilizar um "Valor Fixo", pois neste caso o valor fixo é uma constante (valor único) ao contrário da lista de valores dos indicadores no gráfico (candles/barras).



No gráfico acima são ilustradas as posições (ref.) dos últimos 6 candles/barras.

Ajuste: serve para alterar o resultado final do termo. Por padrão o ajuste está sempre desativado (opção "Nenhum"), ou seja, não altera o resultado final do termo. É possível selecionar 4 tipos diferentes de ajuste: Multiplicar, Dividir, Somar e Subtrair. Ao selecionar qualquer um destes tipos de ajuste especifique o valor do mesmo. Um exemplo de uso para o ajuste seria o seguinte: imagine que voce deseja aumentar em 10% o resultado final do termo. Para isso selecione a opção "Multiplicar" no tipo do ajuste e coloque o valor 1,10. Se fosse o oposto, por exemplo, diminuir em 10% o resultado final do termo então o valor neste caso seria 0,90.

Para criar uma regra simples, onde o preço (atual/fechamento) do ativo VALE5 no gráfico diário seja maior que 7,50 no último candle/barra podemos utilizar a seguinte configuração:



Para concluir a criação/configuração da regra clique no botão "OK".



Note que após a criação desta regra do alarme aparecerá na lista de regras a expressão "Preço > 7,5000 (D)", a qual representa toda a configuração da regra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário